BNDES amplia financiamento para desenvolvimento de minerais críticos

BNDES amplia financiamento para desenvolvimento de minerais críticos
BNDES amplia financiamento para desenvolvimento de minerais críticos | Reprodução: Freepik / Pixabay
Compartilhe:
Fim da Publicidade

O BANDES estuda incrementar o aporte financeiro destinado a 56 iniciativas de minerais críticos, visando viabilizar um portfólio de projetos que soma quase R$ 46 bilhões em investimentos.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BANDES) está em fase de revisão orçamentária para contemplar um grupo de 56 projetos estratégicos voltados à exploração e beneficiamento de minerais críticos. Embora o montante inicial disponibilizado na chamada pública fosse de R$ 5 bilhões, a alta demanda e o potencial dos planos apresentados — que totalizam uma necessidade de capital de R$ 45,8 bilhões — forçaram a instituição a buscar estratégias para ampliar sua capacidade de suporte.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do banco, José Luís Gordon, esclareceu que a instituição não pretende se limitar a cronogramas rígidos ou tetos preestabelecidos de crédito.

“Vamos tentar construir o máximo possível de solução financeira para um conjunto de projetos, é uma prioridade para o Brasil”, declarou Gordon.

Foco em valor agregado e tecnologia

A estratégia do BANDES não se resume apenas ao financiamento da extração primária. Segundo o banco, a prioridade é fomentar empreendimentos que realizem o processamento dos minerais dentro do território nacional, elevando a competitividade e a maturidade tecnológica da indústria brasileira.

O primeiro projeto a ser beneficiado por essa diretriz é uma unidade da WEG, localizada em Itajaí (Santa Catarina). A companhia recebeu o sinal verde para estruturar uma fábrica focada em sistemas de armazenamento de energia via baterias, um setor essencial para a transição energética global.

FIM PUBLICIDADE

Sinergia entre gigantes

Para fortalecer esse ecossistema, o BANDES formalizou, nesta semana, uma aliança com a Petrobras. O protocolo de intenções firmado entre as partes visa integrar esforços em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no setor mineral.

A cooperação entre as estatais busca identificar gargalos tecnológicos e carências na cadeia produtiva, garantindo que as soluções de mineração estejam alinhadas às exigências da economia de baixo carbono e do setor de óleo e gás. Com esse movimento, o governo federal reforça o papel do BANDES como indutor do desenvolvimento sustentável, alocando recursos em setores estratégicos para a soberania econômica e tecnológica do país nos próximos anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Área de comentários

Seus comentários são moderados para serem aprovados ou não!
Alguns termos não são aceitos: Palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político.

Os comentários e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça sua contribuição de forma construtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, todas as semanas.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Gestão de Usina Solar

ARRENDAMENTO DE USINAS

Parceria que entrega resultado. Oportunidade para donos de usinas arrendarem seus ativos e, assim, não se preocuparem com conversão e gestão de clientes.

Locação de Kit Solar

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, todas as semanas.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade NoBeta

Comunidade Energia Limpa Whatsapp.

Participe da nossa comunidade sustentável de energia limpa. E receba na palma da mão as notícias do mercado solar e também nossas soluções energéticas para economizar na conta de luz. ⚡☀

Siga a gente

Últimas Notícias

Parceria Publicitária

Energia Solar por Assinatura

Publicidade NoBeta