Petrobras e BNDES unem forças em acordo estratégico para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de minerais críticos, essenciais para a transição energética brasileira.
Em um passo decisivo para o futuro da energia limpa no Brasil, a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selaram, em 22 de junho, um importante acordo de cooperação técnica. A parceria foca na identificação e no fomento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para minerais críticos e estratégicos, elementos cruciais para a nova economia global.
O principal objetivo desta colaboração é mapear as carências tecnológicas e produtivas do país, fortalecendo as cadeias de suprimentos que sustentarão a transição energética e modernizarão o setor de óleo e gás. O pacto reflete um alinhamento governamental com a agenda de neoindustrialização e o posicionamento do Brasil como um ator relevante no cenário mundial de tecnologias de energia sustentável.
Impulsionando a Inovação em Minerais Estratégicos
A colaboração entre a gigante petrolífera e o banco de fomento prevê uma intensa troca de dados de mercado e a condução de estudos conjuntos. Essas análises abrangerão desde empreendimentos em curso até novas fronteiras de pesquisa, com um olhar atento para minerais como lítio, níquel, cobalto, cobre e terras raras. Tais elementos são vitais para a fabricação de componentes de alta tecnologia, como baterias para veículos elétricos, turbinas eólicas e painéis solares.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, enfatizou o papel transformador desses insumos.
“Os minerais críticos e estratégicos têm papel central para viabilizar tecnologias fundamentais à segurança energética e à transição energética justa. Por meio dessa parceria com o BNDES, poderemos estudar oportunidades de sinergias com nossas atividades de óleo e gás e contribuir para o desenvolvimento de tecnologia e conhecimento, auxiliando o Brasil a se inserir nessa nova frente com protagonismo e competência, levando a um futuro de baixo carbono.”
Visão Nacional para Agregação de Valor
A base de informações técnica e geológica que será estruturada por essa parceria servirá como um roteiro estratégico para as futuras linhas de crédito do BNDES e os investimentos da Petrobras. A intenção é clara: evitar que o Brasil se limite à exportação de minérios brutos, incentivando a industrialização local através do refino e da produção de componentes de maior valor agregado.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a relevância da iniciativa para a soberania econômica do Brasil. Ele sublinhou que nenhum país pode liderar a indústria do amanhã sem dominar o conhecimento sobre seus recursos naturais e as tecnologias aplicadas. A análise da capacidade produtiva de minerais críticos é, portanto, o primeiro passo para criar oportunidades de investimento e inserir o Brasil nas cadeias globais de valor com maior conteúdo tecnológico, em linha com a visão do governo.
Próximos Passos para o Desenvolvimento Sustentável
Com a parceria formalizada, o próximo estágio envolve a criação de grupos de trabalho técnicos. Composto por especialistas de ambas as estatais, esses grupos terão a responsabilidade de desenvolver um plano de ação detalhado para PD&I, além de definir os cronogramas para o compartilhamento de relatórios e diagnósticos específicos do setor. Essa iniciativa marca um avanço substancial para que o Brasil consolide sua posição na economia verde global.
A colaboração entre Petrobras e BNDES não apenas impulsiona a indústria de energia limpa, mas também pavimenta o caminho para uma matriz produtiva mais sofisticada e sustentável. Ao investir em minerais estratégicos e inovação tecnológica, o país se posiciona para um futuro onde a sustentabilidade e o desenvolvimento industrial andam lado a lado, gerando valor e conhecimento para as próximas gerações no setor de energia.




















