Consumidores brasileiros de baixa tensão receberão um desconto automático nas faturas de agosto, graças à distribuição de um superávit financeiro de R$ 767 milhões apurado pela usina de Itaipu.
Uma parcela expressiva dos consumidores brasileiros terá uma notícia positiva para o orçamento doméstico a partir de agosto de 2026. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve validar, em sua próxima reunião ordinária no dia 30 de junho, o repasse de R$ 767,2 milhões como desconto direto nas contas de luz. O montante é originado do superávit da conta de comercialização da energia da Itaipu Binacional, referente ao exercício anterior.
Este bônus financeiro atende a uma diretriz de devolução de excedentes tarifários, garantindo que o saldo positivo acumulado pela ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) não fique retido apenas na estrutura administrativa da usina. A medida é vista como um importante suporte para o ACR (Ambiente de Contratação Regulado), especialmente em um momento de pressão sobre as tarifas devido à sazonalidade energética.
Divisão de recursos e foco no consumidor
O saldo total apurado pela conta de comercialização de Itaipu foi de R$ 1,29 bilhão. Contudo, nem todo o valor será revertido integralmente aos usuários. Seguindo critérios de cautela financeira, parte do recurso será retida para compor uma reserva técnica, visando proteger o sistema de variações cambiais e oscilações no escoamento de energia ao longo de 2026.
A diretora da ANEEL e relatora do processo, Agnes Costa, detalhou a estratégia de partilha em seu parecer técnico:
“A conta alcançou resultado positivo de R$ 1,29 bilhão em 2025. Desse total, R$ 524,4 milhões serão destinados para a constituição de nova reserva técnica financeira para 2026 e o restante revertido para os consumidores.”
Quem tem direito ao abatimento?
Diferente de outros auxílios tarifários que possuem alcance universal, como os geridos pela CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), o benefício de Itaipu possui regras específicas de elegibilidade estabelecidas pelo MME (Ministério de Minas e Energia). A compensação será automática, não exigindo qualquer esforço burocrático por parte dos clientes.
O abatimento é direcionado exclusivamente aos perfis residencial e rural que registraram, pelo menos uma vez durante o ano de 2025, um consumo faturado abaixo de 350 kWh. Sobre o público-alvo, Agnes Costa reforçou:
“O bônus se destina aos consumidores residenciais e rurais que tiveram consumo faturado inferior a 350 kWh (quilowatts-hora) em ao menos um mês de 2025.”
A medida é estratégica para aliviar o peso da conta de luz em um período crítico, frequentemente impactado pela ativação de bandeiras tarifárias sazonais. Com esse alívio, as concessionárias de distribuição realizarão o abatimento direto na fatura de agosto, injetando liquidez imediata para milhões de famílias e produtores rurais de pequeno porte.





















