Com um investimento de R$ 81,3 milhões, o Porto de Paranaguá viabiliza a construção de uma nova subestação elétrica, garantindo autonomia energética para expandir suas operações pelas próximas três décadas.
O Porto de Paranaguá deu um passo estratégico para consolidar sua infraestrutura logística ao anunciar, nesta quinta-feira (25), o aporte de R$ 81,3 milhões em um novo projeto de energia. A iniciativa prevê a instalação de uma subestação com 60 MW de potência, operando sob uma conexão de 138 kV. O cronograma estabelece um prazo de dois anos para que o Consórcio ETR finalize as obras, preparando o terminal para um ciclo de crescimento de longo prazo.
A magnitude da obra é notável, com uma capacidade energética projetada para atender entre 30 mil e 60 mil unidades consumidoras residenciais. Segundo a administração portuária, essa estrutura é o alicerce para futuros projetos de ampliação, incluindo a modernização de píeres importantes.
Modernização da rede e eficiência operacional
O principal ganho técnico do projeto é a eliminação de intermediários no fornecimento de energia. Ao conectar-se diretamente à rede da Copel, o terminal reduz a dependência de subestações de rebaixamento, conferindo maior robustez ao sistema.
“A subestação foi planejada para estruturar o Porto pelos próximos 30 anos, contemplando as expansões previstas para o futuro, como os píeres em T e em F”
Afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná. Para viabilizar essa conexão direta, o plano inclui uma ampla adequação da rede elétrica local, o que envolve a instalação de novos postes ao longo de um trajeto de cerca de quatro quilômetros em vias urbanas da região.
Com esse movimento, o complexo portuário não apenas atualiza sua capacidade de carga e descarga, mas também reforça seu compromisso com a eficiência energética, garantindo estabilidade operacional frente à crescente demanda do setor de infraestrutura logística brasileira nos próximos anos.























