Curitiba sediará, em julho, um megaevento focado em transição energética e economia circular, debatendo os desafios do mercado solar e investimentos bilionários em biometano e reciclagem no Brasil.
A capital paranaense será o epicentro da sustentabilidade e da transição energética nos dias 30 e 31 de julho de 2026. O Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigüi, reunirá três grandes eventos do setor: o 31º Fórum GD Sul/Sudeste, a 13ª Feira Reciclação e o 7º Fórum ABREN. A iniciativa conecta toda a cadeia de energia limpa, saneamento e bioenergia em um momento decisivo para a economia brasileira.
O encontro acontece em um contexto de ajustes estratégicos no mercado de energia solar. Diante de taxas de juros elevadas e desafios na conexão à rede, estima-se uma adição de 10,6 GW em 2026. O evento surge, portanto, como uma plataforma essencial para que empresas de engenharia e integradores discutam novas rotas comerciais e o impacto da Lei 14.300 para assegurar a competitividade do setor.
Oportunidades em Reciclagem e Biogás
Enquanto o setor solar busca eficiência, as áreas de reciclagem e bioenergia vivem um período de expansão robusta, movimentando cerca de R$ 11 bilhões em novos investimentos. A 13ª Feira Reciclação destacará como a Lei de Incentivo à Reciclagem tem sido fundamental para alavancar projetos e aumentar a formalização no setor, elevando significativamente o faturamento de cooperativas e a capacidade de processamento de resíduos no país.
Paralelamente, o 7º Fórum ABREN explorará o potencial da Lei do Combustível do Futuro. Com a nova regulação, que incentiva a injeção de biometano na rede de gás natural, espera-se que aterros sanitários recebam até R$ 8 bilhões em aportes até 2029. Essa diretriz cria um mercado seguro, abre portas para a comercialização de créditos de carbono e posiciona o Brasil como referência na transformação de passivos ambientais em fontes de energia renovável.
“Então, esse desafio e esse passivo que hoje existe, ele pode sim se transformar em matéria-prima para a geração de energia limpa e renovável, em processos onde pode-se atender a indústria, o comércio, o varejo, uma oportunidade limpa que será debatida na cidade de Curitiba”, afirma Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos.
Estrutura focada em negócios
O evento em Curitiba foi desenhado para maximizar o networking estratégico. Com dois auditórios equipados com tecnologia de ponta e mais de 40 expositores, o formato business-first prioriza a geração de valor. Um dos pontos altos será o sistema de rodadas de matchmaking B2B, permitindo que compradores industriais e grandes fundos de investimento negociem em ambientes privativos e protegidos por acordos de confidencialidade.
A programação técnica contará com a presença de especialistas de renome, incluindo representantes da EPE, MCTI, Weg Solar e ABGD. Os painéis abordarão desde soluções para o agronegócio até o futuro dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). O impacto desse encontro deve consolidar novas parcerias, acelerando a implementação de tecnologias de baixo carbono e fortalecendo a infraestrutura verde do país para os próximos anos. Interessados podem garantir condições especiais no primeiro lote até o dia 30 de junho, através do site oficial do evento.






















