O Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE) confirma a continuidade de Mário Menel na liderança e prepara um plano de diretrizes para o próximo governo federal.
O Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE) oficializou a manutenção de Mário Menel no cargo de presidente para o biênio 2026-2027. O executivo, que também preside a Abiape, seguirá liderando o principal colegiado que reúne agentes de toda a cadeia energética brasileira, incluindo geração, transmissão, distribuição e grandes consumidores.
Além de Menel, a nova diretoria contará com Rodrigo Ferreira, da Abraceel, na vice-presidência, e a estreia de Alessandra Torres, presidente da Abragel, na segunda vice-presidência. A renovação da cúpula ocorre em um momento decisivo para a agenda política do país.
Agenda estratégica para o futuro do Brasil
O foco imediato da gestão é a finalização do projeto “Agenda FASE 2026: Energia para Desenvolver o Brasil”. Produzido em conjunto com a consultoria Volt Robotics, o documento visa oferecer aos candidatos à Presidência da República um conjunto de propostas pragmáticas para os primeiros 100 dias de governo.
O objetivo do fórum é garantir que as futuras políticas públicas tratem de temas sensíveis, como a sustentabilidade financeira do setor, a modicidade tarifária e os ajustes regulatórios necessários para as concessões.
O desafio da transição energética
A nova liderança assume o compromisso de equilibrar a expansão das energias limpas com a infraestrutura necessária para o consumo. Para o setor, o desafio não é apenas produzir, mas escoar e regular de forma eficiente.
“O FASE cumpriu um papel fundamental na construção de consensos e no amadurecimento técnico de pautas vitais para a modernização do nosso mercado de energia. Contudo, os desafios que temos pela frente são urgentes e de enorme magnitude. O Brasil aprendeu a expandir sua matriz com fontes limpas, mas o próximo ciclo exigirá de nós a capacidade de alinhar a operação e a regulação para transformar esse potencial em consumo produtivo e reverter os crescentes entraves sistêmicos.”
Com essa diretriz, o FASE pretende consolidar sua posição como o interlocutor principal na busca por um mercado livre mais maduro e um sistema elétrico nacional mais estável. A expectativa é que as recomendações do fórum reduzam encargos setoriais e aumentem a segurança do suprimento de energia no país.





















